sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Bolhas de sabão!!!

Passeando pelo instagram, conheci o Ig @inspiraexpiraenaopira, passei a segui-lo. Trata-se de um Ig sobre o livro de Patrícia Franco, "Inspira, expira e não pira, garota!", um livro interativo cuja proposta me deixou bem curiosa. (Confesso que ainda não comprei, mas está na minha lista!) E quando você está curiosa você faz o quê? Fuça mais!!! E foi isso mesmo que fiz e acabei encontrando a homepage do livro e nela um conteúdo bem inspirador! Difícil falar de um livro que ainda não li, então falarei das bolhas de sabão, referência a um post da Patrícia que achei muito legal!

Imagem do blog: www.inspiraexpiraenaopira.com.br

Segue o post na sua íntegra:

VAMOS BRINCAR DE ESTOURAR BOLHAS?

Muita gente me perguntou o motivo da imagem com as bolhas de sabão no primeiro post, sendo assim, resolvi explicar! Tenho um professor maravilhoso, um professor perfeito, e ele me ensinou muito sobre minhas experiências de alegria e de tristeza usando a imagem das bolhas.
Para começar, o livro "Inspira, expira e não pira, garota!" tem como principal objetivo ajudar as meninas a saírem de uma experiência desagradável para uma experiência agradável e, principalmente, fazer com que elas percebam como se dá este processo (e esta é a parte mais importante!).
Nossas experiências, sentimentos e sensações, são como bolhas de sabão. Quando sopramos uma bolha ela tem forma, é multicolor, é espelhada, parece muito concreta... mas não é! Logo ela vai ficando menos colorida, com aparência mais frágil e pontilhada e... subtamente....powww!!! Estoura!!! Assim também são as nossas experiências: transitórias!flowers_in_bubbles_3500x2500Quando estamos "dentro de uma bolha de realidade", ou seja, vivendo uma experiência de sensações e sentimentos, não conseguimos ver que existem muitas outras coisas "fora da bolha", porque a bolha é espelhada e estamos presos ali dentro, então tudo parece muito sólido, parece que não tem saída. Mas, assim como as bolhas de sabão, as bolhas de realidade também tem seu tempo de estourar. Você já viu isto acontecer, não viu? Já sentiu algo, bom ou ruim, que achou que ia durar para sempre e não durou, não foi?
A pergunta que eu te faço agora é a seguinte? Você precisa esperar a bolha estourar sozinha ou você pode entender que aquela experiência é transitória e, portanto, você pode decidir quando deve estourá-la?
Veja, não há nada de errado em vivenciar, experimentar e até curtir as experiências das bolhas (e o livro fala bem disso), o que é errado e entrarmos numa bolha de realidade e acreditarmos que aquilo, sendo bom ou mal, vai durar para sempre, é esta ilusão que causa todos os nossos sofrimentos. Por isso sofremos quando achamos que algo ruim não vai passar ou sofremos quando algo bom termina!child_girl_blowing_bubblesEntão minha proposta é que você comece a apreciar a beleza e a sutileza das bolhas porque você não está preso à nenhuma delas, você é a pessoa que está "soprando", que está "criando" as bolhas todas!
Se for uma "boa bolhinha" aprecie, divirta-se, acompanhe todo seu ciclo de vida com interesse e espanto e quando ela estourar alegre-se por ter tido a oportunidade de viver esta experiência! Se for uma "bolhinha má", observe e compreenda que ela terá seu fim, ou tome uma atitude e trate logo de brincar de estourá-la. Você pode! E é isso que o livro propõe quando te oferece uma "troca" - Saia desta bolha negativa e pule para esta aqui, mais divertida e positiva! Só não esqueça que, boas ou más, são bolhas e você sempre pode observá-las pelo lado de fora!
Este post está ficando longo demais!!! Vamos estourar esta bolha? Então inspire, expire e... POWWWWW!!!!
Beijinhos
Pati 😉
Estourar todas as "bolhinhas más", na hora que eu quiser, me parece uma boa ideia! Cada bolhinha traz aprendizados e é importante aprender com nossas experiências e erros. E levar a vida com a leveza das bolhas de sabão é um treinamento.
Prometo, uma resenha do livro assim que eu ler.
Beijos, Clara 


Um comentário:

  1. Amei sua reflexão ao final do texto, Clarinha! Ponto para você!!! Beijos. Pati Franco ;)

    ResponderExcluir

Gostou? Deixe aqui um comentário legal!